domingo, 13 de março de 2016

Livros que se tornaram filmes indicados ao Oscar 2016

Postado por Dualidade Literária às 15:30
O Oscar esse ano deu o que falar, principalmente as indicações que pelo segundo ano consecutivo foi somente atores e atrizes brancas, o que gerou muita polêmica. E ainda mais a questão se o Leonardo DiCaprio ia finalmente ganhar um Oscar e ele FINALMENTE GANHOU.

E então decidi separar alguns filmes do Oscar 2016 que foram baseados em livros e espero que gostem :

1 - O Quarto de Jack ( Room )
O Quarto de Jack conta a extraordinária história de Jack, um espirituoso menino de 5 anos que é cuidado por sua amada e devota Ma. Como toda boa mãe, Ma se dedica em manter Jack feliz e seguro, cuidando dele com bondade e amor, e fazendo coisas típicas como brincar e contar histórias. Sua vida, entretanto, é tudo menos normal - eles estão presos - confinados em um espaço de 10 m² sem janelas, o qual Ma chamou eufemisticamente de "O Quarto de Jack". Ma criou todo um universo para Jack dentro de O Quarto de Jack, e ela não parará por nada para garantir que, mesmo neste ambiente traiçoeiro, Jack seja capaz de viver uma vida completa e satisfatória. Mas, enquanto a curiosidade de Jack sobre a situação em que vivem cresce, e a resiliência de Ma alcança um ponto de ruptura, eles ensaiam um arriscado plano de escape, o que os leva a ficar face-a-face com o que pode ter se tornado a coisa mais assustadora: o mundo real.
A produção conquistou quatro indicações ao Oscar : melhor atriz (Brie Larson), filme, direção e roteiro adaptado. Mas levou apenas o Oscar merecidissimo de melhor atriz.
O filme é lindo e vale a pena assistir. A Brie Larson domina o filme em todos os momentos 
com uma atuação impecável mais nada disso seria possível sem o talento do jovem Jacob Tremblay que é um fofo.
No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 94% de aprovação.

O filme é baseado no livro Quarto da Emma Donoghue que também escreveu o roteiro do filme o que ajudou e muito na produção.












2 - Carol


Nova York, início da década de 1950, Therese Belivet, está trabalhando em uma loja de departamento de Manhattan e sonhando com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird, uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado. Já no primeiro encontro ambas sentem uma atração imediata e ardente, seguida de um sentimento mais profundo. Quando o envolvimento de Carol com Therese vem à tona, o marido de Carol a afronta, desafiando sua competência como uma mãe. Carol e Therese se refugiam na estrada, deixando para trás suas respectivas vidas, logo se vêem encurraladas entre as convenções e a atração mútua.
O filme foi indicado na categoria melhor atriz (Cate Blanchett) ,atriz coadjuvante (Rooney Mara) ,fotografia ,roteiro adaptado ,figurino e trilha sonora. Porém infelizmente não levou nenhuma e teve ainda a injustiça de indicarem a melhor filme e nem a melhor diretor. Temos a impecável atuações das atrizes que foram aclamadas pela críticas.
É aquele filme que você tem que assistir sem preconceito e com o coração aberto.
No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 93% de aprovação.

É Baseado no livro de Patricia Highsmith ,quando a autora lançou o livro Carol cujo título original é The Price of Salt – em 1952, ela se utilizou do pseudônimo Claire Morgan, devido à temática homossexual da história, e ela só colocou o nome dela em sua própria obra na década de 1990.
 O livro foi o primeiro romance a abordar uma relação amorosa entre mulheres com um final feliz.







3 -  A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)


Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 20. Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil, vem formar um triângulo amoroso.
Recebeu indicações nas categorias : Melhor ator (Eddie Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. Apenas levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante.
E de novo tem que ver sem preconceito, uma história que merece ser vista. O filme se perde em alguns pontos, o que afeta em alguns momentos a história.
 No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 70% de aprovação.

É Baseado em uma história real inspirou David Ebershoff a escrever A Garota Dinamarquesa. A trama do livro é uma obra de ficção baseada na vida de Lili e que se utiliza de liberdade criativa para contar como era a relação da trans com sua antiga esposa Gerda. E é nessa história já ficcionalizada, que imagina detalhes da vida do casal.






4 - O Regresso (The Revenant)

Inspirado em eventos reais, O Regresso é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral que capta a épica aventura de um homem por sobrevivência e o extraordinário poder do espírito humano. Em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, o lendário explorador Hugh Glass é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald. Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção.
É aquele filme que requer todo o seu fôlego. Foi indicado em 12 categorias incluindo melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, mixagem, desenho de produção, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. Ganhou na categoria Melhor ator para Leonardo DiCaprio, que já era pra ter levado esse Oscar a muito tempo. Ele sofreu e muito nesse papel, foi arremessado de penhascos, lançado de cachoeiras com pedras pontiagudas, arrastado por rios mortais e congelantes, soterrado por tempestades de neve e atacado por índios assassinos. Na minha opinião considero o seu papel em O Lobo de Wall Street um de seus melhores trabalhos. Porém não podemos negar que ele está muito bem em O Regresso , é um personagem que fala pouco e que exigem do ator demonstrar suas emoções, no qual Leonardo faz incrivelmente bem. Ganhou também na categoria diretor e fotografia. 
No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 82% de aprovação.



 Inspirado em fatos reais, o livro conta a história de Hugh Glass. O longa dirigido por Alejandro González Iñárritu (o nome difíciul) é inspirado em partes do livro, não é ao todo fiel. E todas essas mudanças pode ter sido o motivo de o longa não ter sido indicado a melhor roteiro adaptado.





5 - Perdido em Marte (The Martian)

Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer ""o marciano"" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de incrível bravura se desdobram, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney.
Por incrível que pareça o filme é super engraçado, o que não parece. Já que a primeira vista você pensa que irá ver um drama total.
O longa conseguiu 7 indicações ao Oscar: Melhor filme, Ator (Matt Damon), roteiro adaptado, mixagem de som, edição de som, efeitos visuais e desenho de produção. E não levou nada.
No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 92% de aprovação.


O autor Andy Weir e trabalhava com ciência da computação antes de começar a escrever. Esse conhecimento ajudou a elaborar a trama sobre um astronauta abandonado em Marte pelos companheiros de missão. O manuscrito foi recusado por várias editoras, o autor decidiu então publicar a obra na internet de graça. A história fez tanto sucesso que os fãs pediram que ele disponibilizasse uma versão para o Kindle. O livro logo atingiu o topo da lista de mais vendidos da Amazon, o que despertou o interesse de uma editora, que finalmente decidiu lançar uma versão em papel. 


6 - Uma Ponte Entre Espiões (Bridge of Spies)

Durante a Guerra Fria, o advogado especializado em seguros Donavan aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: Defender Rudolf Abel, um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética, quando é enviado a Berlim Oriental para fazer um acordo para a troca de Abel pelo piloto americano Francis Gary Power , capturado e condenado quando sobrevoava território soviético.
Steven Spielberg voltou e voltou com tudo. Pra quem gosta de filmes com essa temática, é recomendável. Foi indicado a melhor filme, melhor ator coadjuvante, trilha sonora, direção de arte , mixagem de som e roteiro original. Levou na categoria melhor ator coadjuvante para Mark Rylance, que desbancou o favorito que era Sylvester Stallone.
No Rotten Tomatoes o filme conseguiu 92% de aprovação.

É baseado em um caso real envolvendo uma troca de espiões prisioneiros entre os EUA e a URSS, durante a Guerra Fria.O advogado James B. Donovan, que foi quem organizou a operação, e é o protagonista do longa, escreveu um livro - intitulado Uma Ponte Entre Espiões - sobre o episódio. Porém o filme não é baseado nesse relato , usaram a memória de Donovan e otro livro " Uma ponte entre espiões" que fala sobre a troca de espiões entre as duas nações na guerra.





Então essa foi a minha dica, são filmes que foram baseados em livros que valem muito a pensa ver.

* O Rotten Tomatoes é a primeira equipe a coletar opiniões on-line a partir de autores que são membros certificados de várias guias de escrita ou associações críticas de cinema. Para se tornar um crítico no local, comentários originais de um crítico deve reunir uma quantidade específica de "likes". Top Critics são geralmente aqueles que escrevem para um jornal notável.
O site mantém o controle de todos os comentários contados (que pode se aproximar de 300 ou mais) e o porcentagem de críticas positivas é contabilizado. Se os comentários positivos compõem 60% ou mais, o filme é considerado "fresco" em que um dos revisores de políticas aprova o filme. Se as avaliações positivas são menos do que 60%, então a película é considerada "podre 
Filmes com um "Tomatometer" de 75% ou mais e com pelo menos 40 avaliações de críticos Tomatometer (incluindo Top 5 Críticos) recebem o selo "Certified Fresh". Além disso, os filmes que ganham esse status irá mantê-lo, a menos que a percentagem da crítica caia abaixo de 70%.

http://www.rottentomatoes.com/ 

Por Bruna Alves

0 comentários:

Postar um comentário

 

Dualidade Literária Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos