segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Resenha | Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Postado por Dualidade Literária às 11:57

Nome : Orgulho e Preconceito 
Autora : Jane Austen 
Páginas : 480
Editora :  Martin Claret 
Classificação : 5/5 estrelas


Sempre tive a curiosidade de ler algum livro da Jane Austen, já que é uma das autoras mais aclamadas. Os seus livros são um clássico e que são passados de geração para geração, porém já que é um livro tão comentado por muitos dá aquele medo de não gostar. Então escolhi o mais famoso de seus romances : Orgulho e Preconceito.

Sinopse : " Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu."

E sinceramente ?

É maravilhoso, não tenho nem palavras para descrever. Um dos melhores livros que já li, nunca havia pegado um livro tão bem escrito, tão rico em detalhes. É tão bom ler algo sobre aquela época e ainda mais escrito por alguém que parece que realmente viveu aquele momento, parece tão verdadeiro.



Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente. 

E o próprio título induz o que ocorre com ambos os protagonistas Elizabeth e Darcy : "Orgulho e Preconceito".
O tema que aborda as situações sociais, riquezas , o carácter, a moralidade no desenvolvimento dos jovens. No livro temos a GRANDE falha dos pais (Mr e Mrs Bennett) que foi terrível e a consequencia da perda total do senso de lydia (uma das irmãs) , ela realmente não tem um pingo de juízo e Darcy que apesar de ser honrado e tudo de bom , é arrogante e vaidoso. Adorei a Elizabeth apesar de ser bem chatinha as vezes, é aquele tipo de pessoa que fala o que pensa. E o Darcy ....... apesar de tudo você vai se apaixonando por ele ao longo do livro.
Vemos o amor dos dois surgindo aos poucos , não nada logo de cara, tem todo o seu tempo e modo. Apesar das dificuldades, ainda mais com o julgamento que Elizabeth faz com Darcy .
“O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.”

Resumindo é um livro que todos devem ler , aquele necessário.
Ainda não vi o filme (SIMMM , AINDA NÃO ) , sou daquelas que tem que ler antes de ver o filme, mais irei ver e em breve darei um especial falando exclusivamente do filme.


Por Bruna Alves

2 comentários:

FernandaK on 9 de fevereiro de 2016 às 16:16 disse...

Olá, Bruna! Acabei de conhecer seu blog, já estou te seguindo!
Lógico que eu viria comentar esse post, O e P é meu livro favorito de todos os tempos! Jane é mestra em criar personagens perfeitos na sua imperfeição e de nos fazer apaixonar como ninguém...
Parabéns pelo blog, aguardo vocês em Spazio di Libri para curtir, seguir, comentar sobre grandes obras literárias!
Um beijo,
Fernanda

http://spaziodilibri.blogspot.com.br/

Dualidade Literária on 24 de fevereiro de 2016 às 13:43 disse...

Ah Fernanda , Agradeço e reconheço que tmb me apaixonei por O e P.
Indo já no seu blog ....

Postar um comentário

 

Dualidade Literária Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos